Plantas encontradas em jardins podem ajudar no emagrecimento

Esqueça-se de alface, cenoura, couve e outras hortaliças tradicionais. O caminho para uma alimentação saudável pode estar no jardim mais próximo a você, graças às chamadas PANCs.

As plantas alimentícias não convencionais ainda são desconhecidas por muitos brasileiros, mas podem ser alternativas nutritivas para quem quer comer melhor e até mesmo emagrecer.

“PANCs são ricas em compostos bioativos, vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Algumas são diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliando na perda de peso por tratarem o organismo como um todo, diminuindo a inflamação causada pelo tecido adiposo, poluição e estilo de vida. Além disso, aumentam a oferta de proteína da refeição e saciedade por possuírem muitas fibras”, explica a nutricionista Janainna Mazelli.

Quando o assunto é perda de peso, o também nutricionista Alan David Nicolau recomenda a ora-pró-nobis, que, segundo ele, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ela contribui para uma boa manutenção dos ossos, melhor funcionamento do intestino e do sistema imunológico. Também ajuda a combater os radicais livres que, em excesso, geram o estresse oxidativo que implica em várias doenças”, afirma.

Já no valor nutricional, as que saem na frente, para Janainna, são arumbeva, capuchinha, caruru, dente-de-leão, picão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *