Governo

Atualizado em 28/09/2017 08:39

Ricardo inaugura Banco Mãe de Sementes que vai beneficiar 5 mil agricultores da região da Borborema

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quarta-feira (27), o Banco Mãe de Sementes, localizado no Sítio Quicé, entre os municípios de Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça. O espaço recebeu quase R$ 1,5 milhão de investimento, em parceria com o Governo Federal, e vai beneficiar cerca de 5 mil agricultores de 14 municípios do Polo da Borborema. Na ocasião, o governador assinou Termo de Autorização de uso do local e de equipamentos pelos agricultores. Auxiliares do Governo, representantes de sindicatos de agricultores e lideranças da região participaram do evento.

 As sementes naturais estão relacionadas com a sobrevivência, com o desenvolvimento local e cuidam da biodiversidade. Elas precisam ser valorizadas e necessitam de políticas públicas que preservem esse tipo de agricultura. Esse Banco de Sementes é muito importante porque vai agregar a produção de diversas comunidades, além de proporcionar condições mais adequadas para os agricultores , observou o governador Ricardo Coutinho.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, disse que a semente é a base da agricultura, porque é por meio dela que a agricultura se desenvolve, por isso ela precisa ser valorizada.  Uma estrutura como esta vai permitir um desdobramento no tempo de duração das sementes produzidas. A semente precisa ser armazenada dentro de condições climáticas adequadas para que germinem, de uma safra a outra, perfeitamente. Esse Banco é fundamental para os agricultores dessa região , frisou. 

O Banco Mãe de Sementes serve para armazenar as sementes produzidas pelos agricultores, de maneira adequada, garantindo maior preservação dos produtos. No local também haverá reuniões sindicais, palestras e cursos para os agricultores do Polo da Borborema.

 Lutamos e mobilizamos os camponeses, ao longo dos anos, na busca de políticas públicas que favoreçam a nossa categoria. Nosso desejo é ver os direitos e o trabalho dos agricultores sendo valorizados. Os bancos de sementes vieram para favorecer a rede e a organização dos trabalhadores da agricultura , comentou a representante da Articulação do Semiárido Paraibano, Giselda Bezerra. 

Nelson Anacleto é representante do polo sindical da Borborema e lembrou que desde 2006 os agricultores da área reivindicavam um Banco Mãe de Sementes.  Faz muito tempo que desejávamos ver essa estrutura se tornar realidade. Hoje estamos comemorando a concretização de um grande sonho dos guardiões das  sementes da paixão , que são os agricultores que se dedicam a essa produção. Temos uma enorme variedade de sementes que geram renda e sustentam diversas famílias, por isso venho agradecer ao governador por entregar essa obra tão importante para esse povo , frisou.

 Este é um momento de festa para a região da Borborema. Nossas sementes são fortes e saudáveis, sem nenhuma contaminação. Precisamos valorizar a agricultura local e esse Banco Mãe é importante para contribuir com isso , falou a representante do Território da Borborema, Patrícia Neves.

A agricultora Zeneide Balbino agradeceu ao governador por olhar pelas necessidades dos agricultores da região.  Nossas sementes garantem a biodiversidade e a nossa sobrevivência. Com o Banco teremos um local apropriado para guardar e preservar as sementes que produzimos por mais tempo , disse. 

Da redação