Estadual

Atualizado em 18/06/2018 10:15

Governo atende 28 mil pessoas com instalação de sistemas de abastecimento

legenda da imagem

Vinte e oito mil moradores de 101 municípios da Paraíba serão beneficiados com a instalação de 203 sistemas de abastecimento de água. A previsão de atendimento, até o fim deste ano, é de sete mil ligações domiciliares, com um investimento de aproximadamente R$ 36 milhões. A ação faz parte do Programa Água para Todos, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (SEIRHMACT), em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

Os sistemas de abastecimento de água são compostos de perfuração de poços tubulares, captação de água com a utilização de bomba submersa, adutora para enviar água para a caixa d'água elevada, com capacidade para 10 mil litros, serviço de tratamento, instalação da rede de distribuição e ligações domiciliares. Para viabilizar o funcionamento é efetuado um acordo de gestão entre o Governo do Estado, os municípios contemplados e a comunidade.

De acordo com coordenador estadual do Programa Água Para Todos José Hélio Ferreira, o programa é desenvolvido em todas as regiões da Paraíba e conta atualmente com 154 sistemas em funcionamento, 36 em fase de execução e 13 a serem iniciados. A previsão é de que os 203 sistemas estejam em funcionamento até mês de dezembro, conforme planejamento do programa, disse.

Barragens e Barreiros ? Outra ação do Programa Água para Todos é a execução de obras de construção de barragens, os chamados barreiros, para acúmulo de água. Para esta ação foi firmado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério de Integração Nacional, um convênio de aproximadamente R$ 8,4 milhões, para execução de 177 barreiros, beneficiando quatro mil famílias.

Segundo o coordenador José Hélio estão em funcionamento 105 barreiros e os demais em processo de execução. A obra consiste na construção de pequenas barragens de acumulação de águas, para atendimento agricultura de pequeno porte e para o uso dos animais, concluiu.