Estadual

Atualizado em 25/09/2018 06:46

Luiz Couto, afirma que o sistema eleitoral na PB e no Brasil está corrompido e cobra atitude do TRE-PB

legenda da imagem

Candidato a senador pelo PT, Luiz Couto disse ontem, em entrevista a uma emissora de rádio, que está ocorrendo crime eleitoral de forma desenfreada nestas eleições, citando, nominalmente, a compra de votos a torto e a direito. Para o petista o sistema judiciário eleitoral representado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) está corrompido.

O petista fez críticas à Justiça Eleitoral, que estaria debruçada, em sua avaliação, sobre questões menores do processo eleitoral, como as relacionadas à propaganda eleitoral, mas não estaria preparada para investigar a corrupção eleitoral. De acordo com Couto, além da compra de votos por parte de candidatos e partidos que têm maior poder econômico, estaria ocorrendo, também lavagem de dinheiro.

Não é de hoje que o petista denuncia a prática de crime eleitoral nesses moldes, não somente na Paraíba, mas em outros estados da federação. É preciso que haja um trabalho de investigação mais profundo, uma trabalho de inteligência para identificar quem está comprando votos, afirmou. A Justiça disponibilizou um aplicativo, o ?Pardal?, para receber denúncias de crimes eleitorais. Até este mês, foi registrado apenas uma denúncia sobre a compra de votos. A maioria das denúncias recebidas no aplicativo diz respeito à propaganda eleitoral irregular. Para Luiz Couto, o sistema eleitoral brasileiro está corrompido.