‘Perigo’: instituto emite alerta sobre fortes chuvas para 13 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para esta segunda-feira (10), até a próxima terça-feira sobre as chuva com grau de severidade ‘Perigo’ para treze municípios da Paraíba.

Reprodução
De acordo com o aviso, o acumulado de chuvas deve ser entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Instruções:

Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Em João Pessoa, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil recebeu na madrugada desta segunda-feira (10) um aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) com previsão de chuvas em risco de nível moderado nas próximas horas e mantém equipes de plantão durante toda a semana.

Segundo o boletim, nas últimas 12 horas já choveu em João Pessoa 81,4 (mm). O alerta 1356/2019 foi aberto 1h28. Os acumulados de precipitação são de até 50 (mm) em 72 horas. O ponto de maior volume de chuvas na Capital foi no bairro de Tambauzinho com 41 (mm) em 1 hora.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, “as chuvas estão se deslocando para o Rio Grande do Norte e a tendência é que ocorra uma diminuição”, explicou.

Ainda segundo Noé Estrela a equipe da Defesa Civil realiza um monitoramento permanente por meio do Programa ‘João Pessoa em Ação’. “Além dos alertas do Cemanden, também monitoramos as chuvas através de radares meteorológicos que nos passam imagens reais. Nosso trabalho de prevenção e manutenção é permanente e conta com uma agenda de programação semanal, atuando em vários bairros da Capital”, disse.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Caso algum condutor precise acionar os agentes de mobilidade para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (WhatsApp)

‘João Pessoa em Ação’ – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

Serviços – As ações executadas pelas Secretarias da PMJP podem ser solicitadas pela população através dos seguintes contatos:
Disk Defesa Civil: 0800-285-9020
Seinfra: 0800-031-1530 ou seinfra@joaopessoa.pb.gov.br
Sedurb: 3218-9151 ou ascomsedurb@gmail.com
Emlur: 0800-083-2425 / 3214-7628 / 3214-7644 (Alô Limpinho) / 3255-8444 (Alô Limpeza).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *