Crianças recebem vacina pentavalente a partir desta quarta-feira

vacina pentavalente voltará a ser ofertada em todas as unidades de saúde da família (USF) de João Pessoa que possuem sala de imunização. A partir desta quarta-feira (6), os pais e responsáveis poderão levar as crianças que estão com a dose atrasada da vacina para serem imunizadas nos postos de vacinação da Capital.

A vacina pentavalente imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B. Ela deve ser aplicada em três doses, com intervalo de 60 dias, em crianças a partir de dois meses de idade. As crianças que não se vacinaram nessa faixa etária podem se vacinar até os 4 anos e 11 meses.

Nos últimos meses, houve um período de desabastecimento nacional da vacina pentavalente. Mas na última semana, o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição na rede pública de todo o país, entregou as doses às secretarias estaduais de saúde, que por sua vez, repassaram aos municípios.

De acordo com Fernando Virgolino, chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município de João Pessoa recebeu três mil doses da pentavalente para o mês de novembro. “Estávamos com desabastecimento da vacina nas unidades, mas recebemos a quantidade mensal necessária. Começamos a distribuição às unidades na semana passada e a partir de quarta-feira todas já estarão abastecidas”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *