Lei Aldir Blanc: Pedras de Fogo é contempla com R$ 100 mil para projetos culturais

 Na manhã desta terça (12), foram assinados os termos de premiação cultural do município de Pedras de Fogo. O prefeito Ba Barros esteve presente na cerimônia, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. Os artistas contemplados na Política Nacional Aldir Blanc nos três editais estiveram presentes e puderam presenciar o pontapé inicial desta ação que impacta positivamente a Cultura local.

Os recursos são oriundos do Ministério da Cultura. Os editais são os seguintes:

– Patrimônio vivo – reconhecendo as trajetórias dos mestres e mestras de Pedras de Fogo, edital 003;

– Cultura viva – para projetos voltados nas áreas de literatura, cinema, ensino da cultura na escola e artes visuais, edital 004;

– Festival Multicultural – festival de múltiplas áreas que acontecerá na zona urbana e na zona rural com música, teatro, dança, circo, babau, cavalo marinho, viola, ala ursa, tribo de índio, maracatu rural, ciranda e artesanato, edital 005.

Ao todo, 49 artistas foram contemplados: dois no edital 003, doze no edital 004 e trinta e cinco no edital 005. O montante de recursos chega a 100 mil reais e são disponibilizados pelo Ministério da Cultura por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

Para o prefeito do município, esses recursos impactam a Cultura de Pedras de Fogo positivamente. “Esses recursos fazem nossos artistas produzirem cultura e valoriza quem faz arte aqui no município”, disse o gestor. Os editais preveem apresentações e mostras artísticas dos projetos contemplados.

Um dos artistas contemplados foi mestre Araújo, que tem 102 anos e é um patrimônio cultural do município. Ele é mestre do Cavalo Marinho, rabequeiro e brincante desta expressão cultural desde 1938, há mais de 86 anos. Dona Cecília Parteira também foi a outra selecionada na categoria.

Postar um comentário

0 Comentários