O prefeito de Pedras de Fogo, Ba Barros, e sua vice para o mandato de 2025 a 2028, Manuella Maroja, foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A cerimônia de diplomação aconteceu no Fórum Eleitoral de Pedras de Fogo, às 11h.
Bá Barros, do MDB, foi eleito prefeito do município paraibano para os próximos quatro anos com 13.533 votos, 66,69% dos votos válidos (dados a todos os candidatos). Em números absolutos, esta foi a maior quantidade de votos que um candidato já teve em Pedras de Fogo.
O prefeito disse que continuará honrando cada voto que obteve e governará para todos. Ba Barros ascendeu ao cargo de prefeito com o falecimento de Manoel Junior em 2023, de quem era vice. Ele está à frente da gestão de Pedras de Fogo há dois anos e agora governará a cidade por mais 4 anos. Sua vice é filha de Manoel Junior, prefeito 4 vezes do município.
A cerimônia foi conduzida pela juíza Higyna Josita Simões de Almeida, titular da Zona Eleitoral de Pedras de Fogo. Na mesma manhã foram diplomados também os prefeitos de Juripiranga, Pilar e São Miguel de Taipu. Os quatro municípios fazem parte da mesma jurisdição. Os vereadores eleitos também foram diplomados na solenidade.
De acordo com o TSE, a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, pela autoridade eleitoral.
José Carlos Ferreira Barros é conhecido por todos como Ba Barros. Ele nasceu em 30 de outubro de 1963 e é casado com a senhora Rejane Cavalcanti, com quem tem três filhas. Ba é agricultor e empresário bem sucedido, mas mantém uma forma de vida simples. A Família Barros tem tradição na cidade, inclusive na política.
Pedras de Fogo é um dos principais municípios paraibanos. Segundo dados do censo do IBGE (2022), a população é estimada em 29.662 habitantes, com índice de desenvolvimento humano, IDH, de 0,590 e uma extensão de 406,729 km². O município tem destaque nacional na produção de abacaxi, sendo o primeiro do Nordeste e o terceiro maior produtor do Brasil.
Essa é a 16ª vez que um prefeito assume o município. Pedras de Fogo teve emancipação política em 1953, há 71 anos. Ba Barros tem uma avaliação da população muito positiva, o que lhe garante tranquilidade para governar. Na Câmara municipal, o prefeito conta com 8 dos 11 vereadores eleitos, maioria absoluta para aprovar qualquer matéria na Casa Legislativa.
0 Comentários